Mas o que é a polinização?

POLINIZAÇÃO

A polinização é a transferência do grão de pólen da estrutura reprodutora masculina (antera) de uma flor para a estrutura reprodutora feminina (estigma). Essa transferência pode ocorrer de maneira direta, em que o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, em um processo de autofecundação ou autopolinização, ou de maneira indireta, em que o grão de pólen é transportado para o estigma de outra flor, um processo chamado de polinização cruzada.

É um processo essencial para a sobrevivência de diversas espécies de plantas. Sem a polinização, essas plantas não produzem frutos e consequentemente não conseguem se reproduzir. Mais de 80% das espécies de plantas com flores dependem da polinização para se reproduzirem, e cerca de 70% das plantas cultivadas comercialmente dependem da polinização para formação dos frutos e sementes!

A polinização pode ser realizada por vetores abióticos, como o vento, água e gravidade, e vetores bióticos, como aves, mamíferos e insetos; e os principais polinizadores do Planeta são as abelhas!

As plantas cultivadas pelo ser humano possuem diferentes dependências de polinização, de acordo com cada espécie. Essa dependência se relaciona de quanto o cultivo se beneficia, tanto em produtividade como em qualidade, da polinização.

Literatura científica recomendada

DELAPLANE, K.S.; MAYER, D.R. MAYER D.F. (2000). Crop pollination by bees. Cabi.

IMPERATRIZ-FONSECA, V.L.; CANHOS, D.A.L; ALVES D.D.A; SARAIVA, A.M. (2012). Polinizadores no Brasil: Contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais. São Paulo: EDUSP.

Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da Agrobee.

Ao se inscrever você concorda com os termos de uso e política de privacidade.